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O bom e o mau Designer

Foto do escritor: Bianca GalvãoBianca Galvão

Características e qualidades básicas, que podem ajudar quem deseja ser um bom profissional na área de design.

Estava dando um intervalo entre uma call e outra hoje de manhã, e acabei me deparando com um texto que havia escrito como feedback para um time de designers que trabalhava comigo em 2018.


Na época resolvi passar o texto para a equipe, após ler um artigo de um cara chamado Chris Lee (6 Things I learned interviewing Design Leaders from the Valley’s top company).


Chris “era” (não sei se ainda ocupa a mesma posição) editor na Battlefy e na Scoops, e narrava a sua experiência em entrevistar líderes importantes na área do Design. Líderes e editores de empresas como Airbnb, Facebook, Dropbox e etc…


Ele perguntou para esses entrevistados qual seria a real diferença entre designers bons e ruins na nossa área. Tentou entender algumas questões que muitas vezes tento transmitir para o meu time, mas nem sempre consigo ser tão bem sucedido.


Achei muito bacana o que foi dito pelos entrevistados; pois percebi uma sinergia muito grande em relação ao que costumo apontar como melhoria para os designers do meu time. Como resultado resolvi escrever os tópicos aqui no medium como uma espécie de reflexão, e espero que sirva de ajuda principalmente para os designers que estão começando a sua jornada.

Enfim… Vamos lá!



 


Os 7 itens de maior importância para mim


1. Criatividade não é tudo para um ser um bom designer.

Antes de sermos criativos, precisamos ser curiosos! Curiosidade é a palavra chave! Precisamos demonstrar interesse, correr atrás, ser engajados no trabalho que fazemos. Se você tem muita curiosidade e um pouco de empatia, conseguirá olhar as pessoas e entenderá realmente seus problemas e suas necessidades. Com certeza isso se refletirá na criação de produtos que realmente façam uma grande diferença nas vidas dos seus usuários.


2. Não existe time bom para qualquer tipo de trabalho.

Um bom time para trabalhar no Dropbox, não é necessariamente um bom time para trabalhar no Facebook. Fazer parte ou criar um bom time de produto/design consiste principalmente em ter e promover o engajamento das pessoas com o produto/solução. Se você tiver o melhor time do mundo, mas os objetivos, os caminhos e o engajamento da equipe não forme bons, você terá a fórmula perfeita para o fracasso.


3. Respeito é a base de tudo.

NÃO VAI FUNCIONAR! Sem respeito não funciona mesmo! Parece clichê tocar nesse assunto, mas é fundamental promover o respeito entre os profissionais trabalhando em uma equipe. Respeito em relação a cor, raça, clero, sexualidade, capacidade profissional… Enfim tudo. Já vi muitos profissionais dentro do mesmo time, que tentam expor os problemas de um colega de equipe para poder parecer a última cereja do bolo. Todos tem pontos fortes e fracos, e não é diminuindo ou destratando os outros que vamos conseguir evoluir em nossas carreiras. Respeito, amizade e empatia pessoal!


4. Metodologia não é nada sem execução

Sempre falo muito com os meus times a respeito da importância de termos metodologias e processos mapeados para tudo. Porém, não adianta nada ter as melhores metodologias e processos se você não consegue engajar as pessoas a realizar boas finalizações. É preciso entender o cliente, produto, projeto como um todo, para que o resultado final seja uma entrega de excelência. Metodologias ajudam, mas não podem servir para amarrar. O principal no processo de um time de design é que ele seja livre e desafiador. Quando começamos um produto na etapa de Discovery, devemos entender como usar as nossas metodologias e processos de maneira construtiva e acertiva para atingir o melhor resultado. Não existe receita de bolo ou fórmula de sucesso para tudo.


5. O ego é nosso principal inimigo

Abaixa a guarda menino! O mais importante é saber trabalhar em equipe. Aceitar o opinião do outro é parte fundamental de trabalhar como designer. Queremos colocar o nosso produto na praça para entender como os usuários vão interagir/utilizar, mas não conseguimos escutar o que o nosso companheiro de equipe tem a dizer. Somos um time! Todos lutando para entregar o melhor resultado para o usuário final!


6. Você não pode se mover para o Norte, se não sabe para onde fica o Norte

Entenda! Entenda! Entenda! Entenda SEMPRE!! Lembra do tópico que fala sobre curiosidade? Entenda tudo antes de fazer! Quantas vezes eu vi designers trabalhando em questões que não conseguiam nem definir de forma prática e sucinta a demanda em que estavam trabalhando. Seja curioso! Estude a respeito da etimologia, do contexto, do cenário, TUDO! Não coloque a culpa na falta de definição. Corra atrás de trazer respostas aos seus questionamentos. Seja ativo nesse momento tão importante.


7. Títulos não significam grande coisa

Antes de querer se colocar como um Designer Sênior de UX/UI Product Experience Master Blaster Developer, seja um! Promova o engajamento, acerte nas expectativas, chame a responsabilidade, faça com que as pessoas percebam que você é esse cara! Como diria Martin Luther King Jr…


“I have a dream…”

Tem mais engajamento que isso? =)


Por hoje é só pessoal. Espero que a leitura sirva como uma boa reflexão para líderes, liderados, designers e produteiros.

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